segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mudar de nome é fácil e rápido!

Riroca foi o nome escolhido pelos cantores Pepeu Gomes e Baby do Brasil para chamar sua filha mais velha. Quando completou 15 anos, a jovem mostrou à família que sentiase incomodada. A mãe compreendeu e entrou na Justiça para a troca do nome. O primeiro, escolhido pela jovem, é Sarah. O segundo, Sheeva, foi aposta de Baby. Casos em que o nome causa constrangimento são facilmente revertidos na Justiça. O mesmo vale para quem tem um nome muito comum e, portanto, homônimos. Transexuais também se beneficiam. A ex-participante da edição atual do Big Brother Brasil, Ariadna, trocou todos os documentos após a cirurgia que a transformou em mulher. Nomes com erros de grafia podem ser corrigidos. Quem tem um apelido famoso e é até mais conhecido pela alcunha pode incluí-lo no registro. Vide os devidamente registrados Maria da Graça Xuxa Meneghel e Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de uma criança também pode ser alterado pelos pais adotivos, para que ela assuma o sobrenome dos novos responsáveis. De acordo com o advogado José Gerson Martins Pinto, apelidado de "cirurgião plástico dos nomes feios", o trâmite do processo não costuma superar três meses. "Só há manifestação do Ministério Público e provas documentais.Raramente, são necessárias audiências. Elas só ocorrem quando são necessárias provas de fatos não comprovados por documentos", explica. Quem decide pela mudança ou não é o juiz da Vara de Registros Públicos. Além de apresentar uma série de documentos (veja destaque), é necessário que o indivíduo prove o motivo (constrangimento, homônimos, apelido famoso, mudança de sexo, etc). Pinto lembra de um caso em que uma cliente sofria bullying na escola por conta de seu nome. "Ela teve problemas psicológicos que a afastaram de atividades normais. Ela não chegou a tirar RG nem título de eleitor. Quando trocou o nome, recuperou a autoestima e até foi fazer faculdade". Carbone também já vivenciou essa experiência várias vezes. "A pessoa renasce, fica mais feliz. A mudança do nome pode ser realizada em qualquer fase da vida", lembra. Com relação aos homônimos, geralmente o caso é resolvido com a inclusão de mais um nome, do pai ou da mãe. Se não for possível, o sobrenome dos avós entra no meio. Uma outra opção é tornar o primeiro nome composto. "Há pais que não colocam o sobrenome materno na criança. A mãe pode exigir a inclusão, mesmo sem autorização do pai, desde que o filho seja menor de idade", explica o advogado Ângelo Carbone. É impossível mudar o nome quando a pessoa tenta, na realidade, fugir de alguma responsabilidade. Se o indivíduo deve na praça ou está sendo investigado, não pode alterar a forma pelo qual é chamado. Por isso, uma série de documentos são requisitados para a abertura do processo. Mais informações em www. institutodonome.com.br

Nada de homenagear joga- dores de futebol, artistas da televisão ou personagens de novelas. De acordo com Aldir Pascoal Monte Bello, oficial do 2º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Santos, os nomes antigos e tradicionais, como João, Antonio e Maria, são mais comuns entre as crianças santistas que qualquer modismo. Os de origem bíblica també m continuam inspirando muitos pais. "O nome é escolha dos pais. Mas quando eles querem dar um nome diferente ao filho, explicamos sobre uma eventual dificuldade que a criança possa ter no futuro", afirma Monte Bello. Se o nome é capaz de levar a constrangimentos, o caso é encaminhado ao juiz corregedor do Registro Civil, que decidirá se a criança pode ser registrada da forma como os pais pretendem.

RANKING NACIONAL

Se em Santos o modismo não pegou, o mesmo não ocorre no restante do País. O site BabyCenter Brasil divulgou um ranking com os 100 nomes mais usados entre os 43.800 bebês nascidos no Brasil e cadastrados na página. De acordo com o site, o último pleito presidencial foi o responsável para o nome Marina subir 7 posições no ranking, em relação a 2009, ocupando a 33ª colocação. Embora o Brasil não tenha levado o hexacampeonato, o goleiro Júlio César é responsabilizado por seu nome (na forma composta) ser o 11º colocado para meninos. No ano marcado pelo desaparecimento de Eliza Samudio, exnamorada do goleiro Bruno, o nome Elisa disparou. Saiu da 95º lugar para o 63º. A religião também influencia. O site pesquisou quais seriam as preferências dos pais caso tivessem que dar um nome bíblico ao filho. Os evangélicos preferem os do Antigo Testamento (52%). Já os de anjossão preferência decatólicos (34%) e espíritas (33%).
O artigo 56 da lei 6.015/73 permite a qualquer jovem modificar o primeiro nome ao completar 18 anos. Essa possibilidade tem prazo de validade: somente até ele fazer 19. "Basta se dirigir ao cartório e dizer que não quer o primeiro nome, embora alguns cartorários desconheçam esse direito", afirma o advogado José Gerson Martins Pinto. O profissional considera o nome dado pelos pais na infância como provisório, homologado apenas com a maioridade.


Nomes mais comuns no Brasil:

Meninas 1º Júlia 2º Sophia 3º Isabella 4º Maria Eduarda 5º Giovanna 6º Beatriz 7º Manuela 8º Rafaela 9º Mariana 10º Gabriela

Meninos 1º Gabriel 2º Davi 3º Miguel 4º Arthur 5º Matheus 6º Lucas 7º Guilherme 8º Pedro 9º Gustavo 10º Felipe 


Para trocar de nome é necessário apresentar os seguintes documentos:
RG
CPF
CNH
Certidão de nascimento
Certidão de casamento
Certidão negativa dos cartórios estaduais e federais, civis e criminais
Certidão negativa do cartório de protesto Deve-se também levar ao advogado provas documentais que justifiquem a mudança do nome. No caso da pessoa que mudou de sexo, é necessário apresentar atestado médico. Quem não dispõe de dinheiro, pode levar o processo adiante de forma gratuita. "Se a pessoa for pobre, pode ir até o Fórum que um advogado do Estado lhe é disponibilizado e as novas certidões são feitas de graça. Desde que comprovada a ausência de dinheiro", afirma o advogado Ângelo Carbone.


Histórico

A LISTA COMPLETA PODE SER CONFERIDA NO SITE HTTP://BRASIL.BABYCENTER.COM/PREGNANCY/NOME/NOME-DA-MODA/


Fonte:
Jornal A tribuna,
Segunda-feira 24 A TRIBUNAA-7
janeiro de 2011 www.atribuna.com.br

301 comentários:

  1. Sou conhecido, desde adolescente, por um determinado apelido, tanto na vida pessoal quanto profissionalmente. Minha pergunta é: posso acrescentar este apelido ao meu nome verdadeiro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim voce pode eu botei meu apelido como nome

      Excluir
    2. Tenho 21 anos odeio meu nome
      E Facio mudar ele ?? Tenho nome de policia odeio a policia

      Excluir
    3. Pode sim,mas não é fácil,pois o motivo que você acabou de citar Juiz nenhum aceitaria,tem que ter uma justificativa que o convença.

      PS.: Quando for assaltado ou morrer algum conhecido ou parente seu pelas mãos de um bandido,chama o Batman pra investigar.

      Excluir
    4. eu me chamo yuri e sofro com apelidos como pedicure ou manicure queria poder mudar para mario

      Excluir
    5. Treinamento para habilitados z leste
      www.dirijaautocontrole.com.br
      Medo de dirigir? 2851-0606

      Excluir
    6. Detalhe, meu nome é Matusalem,mas por favor me chame de mattos,mais fácil ssrsrsr

      Excluir
    7. -Olar me chamo João Matheus gostaria de mudar meu nome ou tirar uma pequena letra dele o H e ficar Mateus sem o H ou mudar tirar o Matheus e colocar Eduardo e um nome que eu gosto que eu sinto que ele se parece mais com migo que ele combina com migo... Gosto tambem dos tipos de apelidos que eu poderia colocar em mim como Edu.. Duda... O que voces me aconselham a fazer trocar de nome ou retirar o H do matheus?

      Excluir
    8. Eu tenho 50 anos, mas nunca gostei do meu primeiro nome, minha família e amigos só me chamam pelo segundo nome, posso tirar e ficar somente com o segundo nome?

      Excluir
  2. sou conhecida e chamada por um nome que nao tenho em minha certidao.. pelo fato de eu nao gostar do nome dado por meus pais,familiares e amigos me chamam por o nome nao registado. Mas ainda nao tenho 18 anos e nem tirei meus documentos.. gostaria de adicionar ao meu nome este que sou chamada para se tornar oficial.. é possivel? quais procedimentos devo tomar? desde ja agradeço pela atençao.. abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATENÇÃO: Esta informação vale para todos os inconformados com o nome. NÃO PRECISA SOFRER MAIS!
      Se seu nome é feio, estranho, absurdo, confuso, ou está escrito errado, tudo isso te expõe ao ridículo e humilhação, traz desconforto e sofrimento, te faz enfrentar piadas e brincadeiras de mal gosto. Com certeza você poderá alterar seu nome, desde que não prejudique os apelidos de família, ou seja, os sobrenomes.
      Mudar de nome é direito do cidadão, garantido pela lei Lei 9.708/98 e nem precisa pagar advogado para isso.
      Mas esse papo de que no próprio cartório muda, às vezes é balela, muitos cartórios te mandam procurar a justiça. Então, prá encurtar a história, vá direto na justiça.
      Assim que completar 18 anos, vá na Defensoria Pública e peça para trocar. Lá eles definem um defensor para te atender, sem cobrar um centavo. Outra informação que nem sempre é verdadeira é que não há necessidade de audiência. Em todos os casos que acompanhei, houve audiência sim. Nela, você que terá que se manifestar perante o juiz e levar 3 testemunhas que te ajudem a provar: que você sofre constrangimento com o nome, ou é conhecido por outro nome ou apelido, ou que o nome está escrito errado, ou participa de programa de proteção às testemunhas, ou alterou o sexo, que você não está mudando para fugir da justiça (má fé)...etc. Ou seja, de qualquer forma, você terá que apresentar provas. Então, se você tem mais de 18 anos, PODE PARAR DE SOFRER E VÁ CORRER ATRÁS DOS SEUS DIREITOS.

      Excluir
  3. Lane. maceió

    Há pouco meu filho soube que tinha uma filha e pediu o DNA a defensoria publica,o resultado foi positivo. Só que ele quer mudar o primeiro nome da filha juntamente com a inclusão do sobre nome dele, é possível?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo : Você pode sim incluir este nome que você é conhecido, mas para isso é necessário apenas ir ao cartório ao completar 18 anos, ou de forma judicial, com auxilio de um Advogado.
    Seu caso é semelhante ao do Ex-Presidente Lula.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo 2, como você ainda não tem 18 anos, basta esperar completar e ir ao cartório de pessoas naturais e trocar, importante é que somente o primeiro no me que pode ser alterado.

    ResponderExcluir
  6. Anonima 3, Ele pode incluir o sobrenome dele, basta apenas ter a sentença reconhecendo-o como pai. quanto mudar o nome da criança aconselho manter e futuramente ao completar os 18 anos a criança decide.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Meu nome de registro é Fernanda, mas minha família sempre me chamou por Maria Fernanda.
    Gostaria de saber se é possível acrescentar o Maria em meu nome, sendo que já tenho 23 anos. Me incomoda muito não ter o nome "Maria" registrado.
    (não sabia que isso era possível, se tivesse conhecimento da lei, já teria feito a solicitação aos 18 anos...)

    ResponderExcluir
  8. Complementando a pergunta anterior, li que quando há uso prolongado constante de nome diferente do registrado em certidão de nascimento, é possível fazer a alteração, desde que apresentando três testemunhas que confirmem que a pessoa é conhecida por este outro nome.

    Por gentileza, gostaria de saber se essa informação está correta, e como devo proceder.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  9. Vivemos num país onde alguns tem direito a ``lei``, e outros não, tenho acompanhado muitos questionamentos a respeito de alteração de nome, tenho lido e conversado com muitos pais que se arrependeram com ao nome dado aos seus filhos, e hoje não os julgo mais, pois na maioria das vezes a interferência de outras pessoas(no caso do primogênito), as vezes os pais não entram num acordo,as vezes a uma gestação ou parto conturbado e na hora do stress os pais fazem promessas de acordo com a religião, ou problemas de outra ordem.Resumindo será que os filhos tem q pagar pelos erros dos pais, que as vezes nem foi um erro, foi a inesperiencia da escolha do nome.Acho q desde os pais até os filhos, deveria ser dado o direito na Lei de alteração do nome, pois qto mais cedo reparado o erro melhor seria para as partes.Se uma pessoa mata outra e tem o direito de começar novamente depois q sai da cadeia.Todos tem o direito de errarem , pagarem pelos seus erros, e se redimirem dos seus erros, então o q seria uma simples troca de nome para reparar um erro de um pai, por que um filho tem q pagar a vida toda pela escolha que não foi feita por ele???Se todo cidadão tem direito e deveres, se todo adolescente tem um estatuto q garante sua proteção e bem estar, pq não dar-lhes o direito de decidir qto ao próprio nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é horrivel isso , eu estava depressiva e registrei meu filho errado , estou a beira da loucura .. e nao consigo mudar .. se eu matei tenho direito de me retratar mas se eu escrevi errado o nome do meu
      filho nao tenho !! meu deus , que lei é essa

      Excluir
  10. Minha filha tem cinco meses, ala recebeu o nome do pai, uma escolha que eu não queria. Sofro muito com isso, tenho crises nervosas e vou começar um tratamento psicológico. Além dela, tenho dois meninos de 8 e 3 anos que também estão sofrendo por me verem sempre tão aflita e chorando. Essa menina é a filha dos meus sonhos que recebeu o nome errado e esse fato tem trazido sofrimento a minha casa. É possível mudar o nome de um bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola por favor entre em contato comigo , estou passando
      por uma situaçao igual a sua ..... Beijos ..julyanmello@hotmail.com

      Excluir
  11. queria saber se posso diminuir o nome da minha filha,colocamos um nome grande sem pensar nas consequencia, posso diminuir um sobrenome?

    ResponderExcluir
  12. Tenho um nome composto, gosto do meu primeiro nome, mas do segundo não. O significado do segundo nome é contra meus princípios cristãos, sempre pronunciam errado e já trocaram o nome (falado e escrito) por não conseguirem entender. O que faço?

    Esses dias fui chamado de Jean Daniel, Jean tudo bem, mas de onde saiu esse Daniel? O nome correto é Jean Denisel.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma subrinha que antes não tinha o sobrenome do pai, porém o pai resolveu registrá - la aos 2 meses de vida, mas o nome ficou muito grande e estranho.Tem como fazer uma alteração e retirar pelo menos um dos nomes do registro, como agir nessa situação?

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber se posso trocar meu nome pois passo muito constrangimento por favor me ajude quero ser feliz

    ResponderExcluir
  15. Meu marido foi registrar minha filha com o nome de Rayka hj, mas o tabelião negou, e disse que só registrava Raica, além da decepção achei um abuso, Rayka existe é um nome árabe, não expõe a criança e não é vexatório, mesmo assim ele registrou já que amanhã temos que leva-la ao médico, mas quero saber o que fazer para correr atrás dos meus direitos, obrigada Graziela email grakaiser@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que o tabeliao fez certo. Rayka é ridiculo.

      Excluir
    2. Poxa meu marido registro minha filha de Ashley,mas se fala eshley,mas ninguem le o A como E

      Excluir
    3. Quem mandou colocar um nome estrangeiro , se nem português você fala ou escreve direito?
      Não é "registro" e sim "registrou" ... ta vendo?!
      Nomes estrangeiros obedecem grafias e fonêmas que são, particulares a sua gramática. NÃO EXISTE ESHLEY SUA ANTA! O NOME É COM "A" FONEMA INGLÊS É O "E".... Pobre adora esses nomes estrangeiros, e ou escrevem errado ou querem mudar a grafia. Exemplo disso, é que VOCÊ não pediu pra tirar o Y , (pobre adora Y e W) ,o fonêma é " i " , TIRA O Y, pede pra mudar logo pra " EXLEI ", Depois as crianças que sofrem!

      Excluir
  16. Oi gostaria de saber se posso trocar meu sobrenome, pois eu tenho o Pereira e gostaria de trocar por Bonelli (ambos do meu pai), pois parece q eles so consideram da familia os q tem o Bonelli, e eu me sinto mau com isso.

    ResponderExcluir
  17. eu odeio o meu nome e quero muito mudar,muito mesmo!!

    ResponderExcluir
  18. MEU NOME E BRAULIO MEU MAIOR SONHO E MUDALO PELO AMOR DE DEUS JA SOFRI MUITO BULLYNG NA ESCOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é muito estranho porém eu consegui mudar pela justiça.Amigo, não fique sofrendo, você pode sim muda-lo.

      Excluir
    2. como vc pode me ajudar para que eu mude meu nome??

      Excluir
    3. vc pode mandar no ( janrodrigues977@yahoo.com.br)... obrigada!!

      Excluir
    4. Seu nome Braulio? Meu nome é chana, combiamos perfeitamente!!

      Excluir
  19. Tenho 18 anos, e fui registrada pelos meus pais biológicos. Nunca morei com eles, até um ano de idade morei com os meus avós paternos e com a minha tia paterna, a irmã do meu pai. Quando a minha tia se casou, ela pediu autorização aos meus pais para que pudesse me adotar, e eles aceitaram. Eles me adotaram e hoje meu pai adotivo tem vontade de acrescentar o sobrenome dele ao meu nome. Isso é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possivel e direito seu mudar inclusive o primeiro nome em caso de adoção!

      Excluir
  20. Olá!tenho 46 anos e uma vida inteira de sofrimento pelo meu nome!sou a mais nova do casamento dos meus pais e minha mãe colocou em mim o nome da ex noiva do meu pai.Nunca tive uma resposta dela do porque disso, mas sofri minha adolecência toda ouvindo ela dizer "que não éra p. eu ter nascido"!Já procurei advogados a anos atras, por indicação de psicólogos, mas como envolvia minha avó materna e minha própria mãe, não dei continuidade, pois não queria expor minha avó para depor a meu favor e nem minha mãe q. sempre foi uma pessoa psicologicamente doente.Minha mãe faleceu em 2011 e minha avó em 2010.agora preciso trocar meu nome, sem envolve-las.é um grande peso que carrego a anos!por favor me ajude!Como devo proceder?Aguardo ansiosa por um retorno!

    ResponderExcluir
  21. Oi Boa noite gostaria de saber se posso apenas mudar o sobre nome da minha filha pois coloquei todos os meus e d meu maridos tadinha ficou muito cumprido na hora dela ir pra escola vai sofrer , e tbm nao fiquei satisfeita pois nao era assim q queria registrar ela como posso fazer pra diminuir o sobre nome é ´possivel ????
    Obrigado .....

    ResponderExcluir
  22. Olá tenho 35 anos e quero mudar meu nome e colocar o apelido q uso a mais de 10 anos.. Consigo fazer isto? O q preciso e onde devo ir?Nao gosto do meu primeiro nome ele eh feio e tenho vergonha dele.. Preciso de ajuda.. Quanto tempo demora o processo disto?? Obrigadaaaaaa..

    ResponderExcluir
  23. Olá tenho um filho de apenas 1 mês de vida meu marido esqueceu de colocar um 2º nome nele e tds o chamam por esse nome e gostaria de saber se posso acrescentar este nome nele? por favor espero resposta urgente pois axo q ele naum ia gostar de ser chamado por um nome da qual naum éh registrado espero resposta.

    ResponderExcluir
  24. sou feminina e tenho o nome masculino o que eu posso faze para troca o meu nome

    ResponderExcluir
  25. Pode-se trocar o nome de Any para Anny?

    Simplesmente pois sem conhecimento anterior do significado da palavra "any" (qualquer) em Ingles. Estou indo fazer um curso no exterior e por isso o nome passou a incomodar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Oie tenho sobrenome de HORTA e queria muito tirar e deichar só meu ultimo sobrenome acabei de fazer 18 anos isto é possivel??

    Este sobrenome me incomoda muiiiito

    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Oi, quando eu estava grávida decidi que minha filha seria Myllena Mel. Meu marido Fernando sem meu concentimento botou o nome dele, ficou Fernanda Mel. Todos conheceram minha filha como Myllena e todos continuam chamando de Myllena pois eu não aceito o nome Fernanda ela é Myllena, eu não sei como mas vai ter que mudar. Já li que há uma grande possibilidade de um juíz aceitar a troca por ver ela é conhecida e chamada por outro nome, existe um artigo que respalde isso??? Por favor preciso dessa resposta. Ou há pessoas que já conseguiram mudar o nome de um bebe? Um precedente tbm ajudaria muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myllena nem existe, o cartório não vai deixar. Milena seria mais fácil conseguir.

      Excluir
    2. oi tbm preciso d ajuda, meu nome e mt feio e masculino meu advogado falou q pode demorar anos isso e verdade?

      Excluir
  28. Olá, tenho 19 anos e completo 20 daqui um mês. Ainda posso fazer a mudança do nome ou perdi o prazo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. ¡¡ HOLA KERO FASER UMA PERGUNTA. SOU BRASILERA E VIVO NA ESPANHA JA FAIS TENPO, DENTRO DE UM MES JA VOU TER A NASCIONALIDAD ESPANHOLA. E APROVEITANDO K TENHO UN NOME MUITO FEIO GOSTARIA DE MUDAR SO O PRIMERO NOME, `PES MEU NOME É CLELMA E TODOS M CHAMAN DE CAMILA PORQ EU GOSTO MAIS.ESPERO RESPOSTA GRCIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muda o nome e os erros de português também

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' Virgem santa , você vai mudar de país e já fala essa mistura ERRADA de espanhol com português ?????? que ridículo meu bem!

      Excluir
  30. Olá, Sou criado por uma familia desde meus 12 dias de nascido, porém há muito tempo queria incluir o nome deles no meu, minha mãe não achava isso certo! porém depois de 20 anos consegui convencela que essa era a minha vontade! Pois bem, existe alguma forma legal para incluir o nome deles no meu? aguardo ancioso respostas... viniciusfte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Ola , me chamo ERMESON WOSTION
    Conseguiram errar até no EMERSON...
    E o pior, o outro era pra ser WASHINGTON!
    Fui registrado no interior aqui em MS
    Sera que consigo mudar essa TRAGÉDIA?

    eemerson1980@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. meu nome é quiteria jaiane de lima queria tirar o quiteria pq acho horrivel minha mãe colocou pq ela era d uma religiao e fez um determinada promesa pra essa santa mais agora somos de outra religiao e esse nome me incomoda muito tanto na escola como em outros lugares posso muda meu primeiro nome.

    ResponderExcluir
  33. Olá, gostaria de saber se tenho chance de mudar meu nome, pois me sinto extremamente envergonhada quando é citado em público. Já sofri muito com piadinhas devido a ser um nome muito masculino, tenho muita vergonha do meu nome e sofro com isso. Meu nome é Onizete e gostaria de mudá-lo. Quais minhas chances?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  34. gostaria de mudar meu nome esse nome me deixa com minha auta estima baixa é tenho vergonha meu nome é carleuza mais todos me chama de carla meu pai fez uma homenagem a umaa fazendeira que nunca me viu nei sabe que eu existo tenho alguma chance de mudar de nome?

    ResponderExcluir
  35. Bem , Meu nome é Ulisses Costa Duarte , mas Nenhum dos Meus amigos me chama assim , sou mais conhecido pelo meu apelido , que no caso é Stifler , eu posso Adicionar o "Stifler" no meu sobrenome ? . No caso ficaria "Ulisses Stifler Costa Duarte" , Gostaria se saber se posso tornar esse Apelido um sobrenome Oficial ... ?

    ResponderExcluir
  36. boa noite! venho aqui no assunto tambem tirar minha duvida, meu nome francisco alex-sandro..., porém só me chamam de alex, é possivel retirar o francisco e permanecer somento o alex-sandro, pois fico insatisfeito com o nome francisco.

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostaria de saber se é possível mudar a cidade da minha certidão de nascimento! Eu nasci em Teresina-PI, mas fui registrado em São Félix do Piauí, no caso eu queria que a minha certidão de nascimento fosse da minha cidade natal, da cidade onde nasci...seria como uma transferência de título eleitoral...a mudança não é a cidade natal, é a cidade onde foi feita o registro! Isso é possível? Se sim, qual o procedimento? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  38. o nome do meu filho é migdal eder, e tenho medo dele sofrer algum preconceito, vc poderia mim orientar!
    ederpereira.rede@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele vai sofrer preconceito, e vai ser motivo de risadinhas e chacotas. Falo isso porque meu nome é feio, e passo por isso desde a infância, agora vou mudar !!!

      Excluir
  39. Olá. Meu nome no registro é Maria José Ferreira Lima, minha mãe escolheu esse nome,mais todo mundo me chama e me conhece por Thays desde que nasci, sinceramente eu não agüento mais... Desde muito tempo eu venho sofreendo muito com isso ,desde os 12 anos na verdade, Todo mundo ri do meu nome , me chamam de Zezao, Sapatao, Maria.Sapatao, me chamam de.macho..que o meu nome é ridículo e venho.sofrendo bulling com isso ... Ja chorei tanto .. ei não sei o que fazer já to com começo de depressão por isso, meu namorado acha meu nome horrível, e disse que não chegaria a casar com alguém com esse nome, ele.diz que é brincadeira, mas no fundo sei que é verdade... me ajudem será que no meu caso posso mudar e tirar o josé e colocar Thays ? Tenho 20 e já estou louca louca, o povo me zoa na faculdade e estou pensando ate em parar de fazer faculdade por tanta xacota ... Por favor.como posso proceder no meu caso? Qual advogado procurar? Quanto custa? Me ajudem eu tô precisando muito :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, no seu caso, já possui 20 anos, não eh possível alterar diretamente pelo cartório, porém no seu caso eh possível adotar o sobrenome Thays no lugar de seu nome, porém esse apelido tem que ser público e notório comprovado através de testemunhas e essa alteração tem que ser feito na justiça, procure a Defensoria Publica em sua cidade que vc fará tal alteração sem custas, qualquer coisa me manda um email q te explico o passo a passo advogado-cruel@hotmail.com

      Excluir
  40. Olá, vou fazer 22 anos em janeiro de 2013, gostaria de saber se é possivel acrescentar mais um nome antes do meu sobrenome, pois meu sobrenome é Barbara, ou seja, um nome feminino, entao fica Thiago Barbara, seria possivel acrescentar outro nome antes do barbara? Ja sofri e sofro muito com isso, sofri na esxola e agora nao é diferente na faculdade, sofro muito constrangimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um amigo com esse nome, e ele simplesmente diz que p certo é Barbará.
      Como no RG não sai o acento, ninguem pode questiona-lo se esta mentindo ou nao...

      Excluir
  41. Por favor me ajudem desde que minha filha foi registrada eu não consigo mais dormir em paz, ela tem 5 meses meu marido na hora que foi registra-la ainda na maternidade eu estava dormindo então ele pegou meu documento e foi fazer a certidão de nascimento dela sem o meu conhecimento eu queria que ele colocasse um sobrenome e ele colocou outro tenho como trocar o sobrenome dela tenho medo dos meus parentes não considerar ela da família

    ResponderExcluir
  42. Olá gostaria de saber se tem como mudar o nome de minha bebe , ela foi registrada por meu marido sem meu conhecimento de Sara e ainda pequena certas pessoas ja fazem piadinha do nome dela por Sara vir de Sarar .Por favor me responda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, Sei que você não vai aceitar o que vou falar, mas Sara é um nome bíblico lindo, que significa princesa. É uma pessoa predisposta ao sucesso profissional e sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.
      É nome de uma personagem bíblica citada no Antigo Testamento, a esposa de Abraão e mãe de Issac. Foi estéril até os 99 anos, quando três anjos anunciaram o nascimento do seu filho Isaac, originalmente chamada de Sarai, teve seu nome mudado para Sara por ordem de Deus.
      Conheço uma pessoa que tinha um nome horrível e foi conhecida a vida inteira como Sara, nome que ela mesma escolheu. Conseguiu mudar para Sara e nunca foi tão feliz, virou outra pessoa. Quem está errado são as pessoas que fazem piadinhas e desconhecem a origem no nome. Com certeza elas não são suas amigas. É muito melhor ser lembrada por algo que "sara" do que algo que "adoece" . Mas se mesmo assim você continuar querendo trocar, é direito seu e da sua filha. Não precisa contratar advogado para isso. Assim que sua filha completar 18 anos, vá na Defensoria Pública e peça para trocar. Lá eles definem um defensor público para te defender, sem cobrar um centavo. Mas lembro que sua filha tem que se manifestar perante o juiz, pode ser que ela goste do nome. O juiz só muda se essa for a vontade DELA (e não sua). Boa sorte, se quiser mais informações, escreva.

      Excluir
  43. quero saber se posso acrescentar o nome do meu filho ELE TEM 8 MESES pois o nome dele é ARTHUR E QUERIA TORNAR COMPOSTO COLOCANDO ARTHUR RAFFAEL.POR FAVOR ME RESPONDA SE HA ALGUM MEIO DE CONSEGUIR FAZER ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É direito seu e de seu filho. Não precisa contratar advogado para isso. Assim que sua filha completar 18 anos, vá na Defensoria Pública e peça para trocar. Lá eles definem um defensor público para te defender, sem cobrar um centavo. Mas lembro que seu filho tem que se manifestar perante o juiz, pode ser que ela goste do nome. O juiz só muda se essa for a vontade DELA (e não sua). Boa sorte, se quiser mais informações, escreva.

      Excluir
  44. ola vou fazer 21 anos e tenho um nome que mim incomoda muito e baixa minha autoestima um nome muito estanho que acredito que so eu o tenha no mundo posso muda lo?a proposito meu nome não é esse que esta ai encima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É direito seu. Nem precisa contratar advogado para isso. Vá na Defensoria Pública e peça para trocar. Lá eles definem um defensor público para te defender, sem cobrar um centavo. Mas lembro que terá que se manifestar perante o juiz e levar 3 testemunhas que comprovem o seu incômodo. Lembro também que se Kinho for sobrenome não pode mudar, só muda de for prenome. Boa sorte, se quiser mais informações, escreva.

      Excluir
  45. Bom eu queria saber se tenho chançes de mudar meu nome, tenho 15 anos porén. Adolescente e não gosto do meu nome devido aos apelidos constragedores, so isso a respeito

    ResponderExcluir
  46. Oi meu nome é: ISAC meu pai escolheu mais eu não gosto, eu gostaria de mudar meu nome simplesmente porque não gosto e muitas vezes as pessoas erram meu nome ou escrevem assim "ISAAC" ou assim "ISAQUE" eu gostaria de mudar meu nome e colocar um nome composto eu gostaria de colocar "MATHEUS FELLIPE" sera que aos 18 anos posso mudar sem nenhum problema? ou se não der tem como colocar pelo menos "MATHEUS ISAC" Obg desde já.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. I GOSTARIA DE TROCAR A ULTIMA LETRA DO MEU NOME POIS FOI COLOCADA ERRADA gostaria de alterar LAURIANE PARA LAURIANA. como faco

    ResponderExcluir
  49. gostAR CONSEGUIRIIA DE MUDAR NOME DO MEU FILHO POIS FOI REGISTRADO COM NOME ERRADO PROCUREI ADVOGADO ELE DISSE QUE NUNCA CONSEGUIRIA ,ESTOU DESESPERADA SOFRO MUITO ESTOU TENDO INSONIAS E CRISES DE CHORO POR FAVOR QUE FAÇO

    ResponderExcluir
  50. posso acrescentar ou trocar meu sobrenome????????????

    ResponderExcluir
  51. o meu nome eu não gosto pq quando eu estava na escola os colega riam muito do meu nome na hora da chamada se eu vou a uma consulta mesmo q eu chegue primeiro eu sou a ultima pq as pessoal não conseguem pronuncia o meu nome eu tenho a maio vergonha desse nome (Tuchelanir)nem significado ele tem eu odeio meu nome e quero muda. É muito constrangimento tem dia q eu choro muito a minha mãe já falecida tbem não gostava do meu nome + vou conseguir mudar sim com fé em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tinha esse problema, sofri muito com isso metade da minha vida e aos 30 anos eu consegui mudar.
      Corra atras e mude o quanto antes, vc não tem noção como é bom ter documentos alterados e ser chamado por um nome comum!! boa sorte!

      Excluir
  52. Olá, tenho 16 anos e meu nome é Vitória, gostaria de por um "C" antes do "T" pra ficar victória, meus amigos só me chamam de vic, e por conta desse apelido eu acabava me esquecendo que meu nome escrevia sem o "c" e escrevia com o "c" por mania, agora todos me chamam de victória ou vic. Queria mesmo por o "C" acho lindo o nome Victória.

    P.S (Qualquer coisa entre em contato comigo no e-mail: vic.itac@hotmail.com)

    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Fui registrar minha filha com o nome de Isabella, no cartorio eles disseram que nao podia, e registraram co um l só, isso pode?

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde,
    Tenho 30 anos e meu sobre nome é Rapadura, será que consigo mudar essa situação?

    ResponderExcluir
  55. Como faço para mudar meu nome. Desde criança sofro gozações quando falava meu nome, hoje, não vou ao posto de saude para consultas com vergonha de ser chamado pelo nome, apesar de precisar de tratamento medico, é horrível voce chegar aos 62 anos carregando um nome que me deprime tanto (algumas pessoas riem, outras dizem que é diferente, mas só eu sei o que é carregá-lo por toda a vida não gosto do nome Epifanio)

    ResponderExcluir
  56. Registrei meu filho agora pouco. E desde a gravidez eu estava indecisa com o nome e agora q registrei gostaria de mudar. Será q eu ainda posso mudar o nome?

    ResponderExcluir
  57. Ola, gostaria de saber como faço para tirar o MEU primeiro Nome pois tenho vergonha, as pessoas so me chamam Pelo o segundo nome mas na faculdade nao ten como é sempre Pelo o primeiro, e todos ficam rino porque eles sabem que EU nao gosto. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou passando por essa experiência orivel ,de ter registrado a filha com o nome que eu ñ gostava muito,e agora estou sofrendo orores pq ñ consigo mudar e ainda sou chamada de louca.Isso é orrivel!!!

      Excluir
  58. Olá, meu nome é Josiane Maria e eu simplesmente gostaria de retirar legallmente o meu prenome por não gostar dele, meu sonho é me chamar apenas Maria, mas eu ñ tenho dinheiro para pagar um advogado e entrar com essa solicitação na Justiça. Eu sei que é expressamente possível eu retirar legalmente esse nome, mas eu procurei um advogado grátis do estado (da OAB da minha cidade) e ele disse que o meu pedido foi deferido na justiça por se tratar de uma questão absurda, pois isso seria impossível já que não se enquadra em um nome vexatório ou com erro gráfico. O problema é que eu sofro muito desde pequena por odiar o meu nome e todo mundo me chama de Maria desde que nasci também, mas eu não tenho a quem recorrer, alguém me passa o que eu devo fazer para conseguir vencer essa causa. Desde já meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  59. meu espouso registrou nosso filho com o nome JULHO em vez de JULIO ele tem 24 dias de nascido tem como ajeitar?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde.

    Eu tenho 25 anos, não conheci meu pai biológico e nem sei se é vivo e tb n quero saber pois ele nunca se importou comigo. Minha mãe casou-se e registrou eu no nome do marido dela na época...só que eu sofri muito ao ficar mocinha pois ele tentou várias vezes a ficar comigo, cheguei a querer me matar por conta disse, minha mãe sofreu muito mais separou dele, só que não vivo bem tendo o nome deste homem em meu registro. Eu quero ter o nome do meu avô em meu documento assim como minha irmã foi registrada é possível eu fazer isso?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite!

    Gostaria de saber se teria como trocar o sobre nome do meu filho tirar o do pai de sangue e colocar o sobrenome do verdadeiro pai que o criou ?

    ResponderExcluir
  62. Boa Tarde !

    Meu Caso pode parecer mais simples dos demais acima mas isso ta me tirando o sono, Bom meu Filho tem 1 mes e nasceu com lábios leporinos e como eu tinha que marca o mais rápido a cirurgia, tinha que fazer logo o resgisro como tive complicaçoes tambem no parto apesar de ter sido normal fiquei de cama por um mês ,e como o pai dele se encontra preso pedi a minha mâe que fosse até o cdp para da entrada nos papéis, pra ele poder assinar e eu poder ir ao cartorio e registra quando ela foi eu disse que o nome dele seria Arthur Davi Morais de Souza, Minha mãe se confundiu e colocou Davi Arthur Morais de Souza quando vi o papel achei ruim mas pensei quando chega no cartório altero o erro, o tabeliâo disse que eu não poderia mudar tinha que registra da forma que estava no papel, como eu estava preucupada em resgistra o mas rápido e no mesmo dia precisava e no hospital do sus para consigui a cirurgia dele não pensei e disse pode registra assim mesmo, e pra mim não ia haver nenhum problema se era Arthur Davi Ou Davi Arthur o problema é que depois que fui Comunicar o nome dele para as pessoas ai surgiu as piadas de mal gosto, algumas pessoas mas proximas ficam falando que quando ele cresce Vão falar Davi Arthur Cara de C. o pai dele tambem me condenou e eu alem de eu esta muito abalada pisicologicamente pelo fato do problema dele dos lábios leporinos ,to muito mal por conta disso des que registei durmo e acordo pensando nisso tenho medo do meu filho me culpar, to me sintindo mto mal e queria de alguma forma reparar esse erro nâo gostaria de mudar o nome dele só queria troca Para Arthur Davi ,pos se ele ta sofrendo constragimento pequeno com familiares imagine com as pessoas Vão fazer na escolinha, queria saber se posso tomar alguma medida ou não ? e se posso entra na justiça ele sendo bebe ? ou se só pode alterar quando o nome é estranho ? por favor Dr.Célio me responda estou muito angustiada com tudo isso
    des de já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  63. Quero trocar o nome de meu filho,que se chama Allan Raphael,quero deixar somente o segundo nome,gostaria de saber como faço isso,pois o primeiro nome é do meu ex-marido e que não é pai dele,na realidade me arrependi de pôr esse primeiro nome.
    Como faço para trocar?tenho chances?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  64. Oi meus pais me registraram com o nome keli porem gostaria de mudar a escrita pra
    Kelly porq muitas pessoas so escreve meu nome assim...quando digo que é com um L
    e I eles dizem que esta errado...entao goria de saber como faço pra mudar...tenho 30 anos e sou casada....tenho que pagar?

    ResponderExcluir
  65. Olá,sobre a mudança de nome aos 18 anos,quando o cidadão for emancipado,essa lei também se aplica? pois civilmente ele passa a ter 18 anos!

    ResponderExcluir
  66. Minha filha nasceu no dia 30-05-13 eu fui registrar ela,hoje qdo fui incluir ela no meu plano de saude percebir que colocaram ela como sexo MASCULINO nesse caso o que fazer???

    ResponderExcluir
  67. crio uma menina, ela tem 8 anos. Ela chegou aqui em casa com um dia de nascida, foi adotada por uma moça que morava comigo. A gente dividia apartamento, despesas e tudo mais. Só que com o passar do tempo e menina foi se dando muito bem comigo. Pra falar a verdade a criança foi crescendo e começou a me chamar de mãe pelo fato de ela ter mais contato comigo. Tudo dela era comigo e então ela não conhecia a amiga como mãe e sim eu. O registro da criança foi feito com o nome da minha amiga só que o tempo passou e a moça foi embora e a criança ficou comigo e agora ela quer trocar de nome e sobre-nome. Sera que é possivel isso?

    ResponderExcluir
  68. Prezados, eu tb sofri a minha vida toda por causa do meu nome, gostaria de saber se é possível mudar pois esse nome além de causar muito constrangimento a mim certamente causa o mesmo constrangimento agora para os meus filhos,não existe um dia em que não pense nisso. Não sei se vai ser possível. Tenho 53 anos e ná época que poderia mudar, após 18, não tinha nenhum tipo de informação a respeito. Obrigado pela coloboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui mudar o meu aos 50 anos, pois o meu nome é muito estranho, Agora tenho um nome que eu escolhi, lindo. Acabei de mudar todos os meus documentos. Quem se sente constrangido pode sim mudar de nome, isto já é possível.

      Excluir
    2. eu também mudei o meu aos 30 anos, posso dizer que renasci, sou muito feliz por ter um nome comum, bonito, que EU escolhi! Deixei de fazer muita coisa na minha vida por causa do nome feio, sofri muito na escola, era fechada porque tinha medo da aproximação das pessoas e quando perguntavam meu nome, as vezes eu mentia por vergonha! isso é desumano! nunca é tarde, faça o quanto antes, gaste sem ter dó porque vale a pena, eu diria que vale a vida! boa sorte!

      Excluir
  69. meu nome e iris marcos,gostaria de saber como,quanto custa e quanto tempo demora para tira o iris. farei o que for preciso por motivo de constragimento .

    ResponderExcluir
  70. Fui registrada apenas com o nome de familia de meu pai. Ele nao colocou o nome de familia de minha mae em meu registro civil. Hoje desejo inclui-lo, pois preparo minha cidadania italiana e sempre considerei que é injusto carregar apenas o nome do pai. Tenho mais de 40 anos, ha impedimento por idade ? Como fazer ? Esse procedimento pode trazer transtornos para bens herdados ? Agradeço sua resposta. Gina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, estou na mesma situação que você. Exatamente a mesma. Alessandra.

      Excluir
  71. Meus filhos quando nasceram foram registrados com o sobrenome da avó materna. Após este fato, o pai das crianças foi oficialmente reconhecido pelo seu pai o que acarretou a inclusão do sobrenome do avô paterno aos nomes de meus filhos. Disso resultou que ficaram com um nome muito extenso. É possível fazer a exclusão do sobrenome da avó materna? A idade de meus filhos é 18 e 16 anos respectivamente. Se possível, como proceder? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  72. Tenho 16 anos, sou registrada com o nome da minha avó, mas não é um nome tradicional qualquer, como Antônia ou Maria, é um nome muito estranho. Sempre falto aos primeiros dias de aula em uma nova escola ou curso para fugir da constrangedora ''hora de se apresentar''. Pois, sempre que pronuncio meu nome, pedem para que eu o pronuncie novamente, às vezes mais de duas vezes e não entendem... Certa vez, no primeiro dia de aula da minha quinta série, a professora perguntou como eu me chamava e quando eu lhe disse, exclamou: NOSSA!!! QUEM FEZ ISSO COM VOCÊ?!Já tentei conversar com o meu pai a respeito do mal estar que o nome me causa em algumas situações, no entanto, ele acha que estou sendo subversiva ao "rejeitar" uma homenagem a uma pessoa tão importante para a família, minha avó (já falecida)e não aceita que eu cogite em fazer qualquer alteração. Minha mãe, porém, é mais flexível em relação a isso e entende que me retraio muitas vezes por causa do meu nome, me privando de falar em público etc, apoia, portanto minha vontade de alterá-lo. Na verdade não sinto vontade de mudá-lo, afinal, mudar de nome é como mudar de essência. Mas tenho uma imensa vontade de acrescentar um segundo nome - coisa que a minha mãe se arrepende muito de não ter feito - para que, as pessoas que sentem dificuldade de pronunciar o primeiro, possam me chamar pelo segundo. Isso me faria uma pessoa mais feliz. Por que os filhos tem que pagar pelos erros dos pais? Alterações de nomes que causam mal estar no individuo deveriam ser permitidas sem tanta burocracia, já na adolescência, haja vista que este é o período em que o indivíduo está mais sujeito às práticas de ''bullying'', e às crises sociopsicológicas! Sei que o Direito Judicial tem feito muito para fomentar o bem estar de todos na sociedade em que vivemos, no entanto, deve existir uma incessante luta pela evolução da facilidade ao acesso aos direitos constitucionais. Para que tanta burocracia para que possamos desfrutar deles? Por que deve ser contratado um advogado para ''resolver'' um caso como este ou esperado UM ANO após a maioridade penal para alterar o nome? Você sabe o que é mais um ano de constrangimento? Enfim, essa é opinião de alguém que estranha diariamente o próprio nome e queria -acrescentar- outro mais rápido, sem tanta dificuldade. Obrigada por postar essa matéria, este blog é muito bom e útil à sociedade como um todo. Sei que este meu ''desabafo'' não vai mudar em nada minha situação,mas, parafraseando Madre Teresa: Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, td bem? veja só, vc só precisa esperar a maioridade se quiser alterar via cartório sem necessidade de advogado e isso até completar 19 anos, sendo assim, mesmo menor de idade vc pode alterar, porém seria via judicial, e não é um processo demorado, além do mais a Defensoria Publica faz para vc de graça, no caso judicial vc deverá provar: ou que sofre constrangimento com o nome, ou que encontra-se com grafia errada, ou é conhecida por algum apelido público e notório, ou participa de programa de proteção às testemunhas ou no último caso, alteração de sexo..entendo seu sofrimento pois já estive nessa situação, se quiser entre em contato pelo meu email que te auxilio no que for preciso advogado-cruel@hotmail.com

      Excluir
  73. tenho uma filha que se chama Manoela mas era para ser Manuela errei na hora de colocar no cartório posso fazer a alteração com ajuda de um advogado e demora muito para isso!

    ResponderExcluir
  74. ola meu nome é Severino tenho 23anos e eu sofro muito constrangimento com meu nome já sofri bullyng em toda a minha vida ate nos dias de hj,quero mudar meu nome como posso fazer!!por favor me ajude...agradeço!

    blh-putao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Olá o meu nome é Gislaine e o da minha irmã Gislane, tenho serios problemas por isso, como faço para mudar o meu nome, já sou maior de 18 anos

    ResponderExcluir
  76. Eu quero mudar meu nome pra darwin

    ResponderExcluir
  77. Descobri que tenho um homônimo e quero mudar de nome, mas a matéria acima precisa ser decifrada. Enfim, em que lugar é preciso ir?

    ResponderExcluir
  78. boa tarde! sou lésbica totalmente masculino não aguento mais meu nome só q ainda ñ consegui fazer a mudança de sexo e queria muito mudar meu nome o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde meu nome é Rian um nome muito usado em Homens ...mais sou Mulher e tenho muitos constrangimentos por causa o meu nome( principalmente na escola e em hospitais ) tenho 24 anos... Eu gostaria saber se é muito difícil eu acrescentar a letra "I" no final do meu primeiro nome.

    POr favor me diz se é possível e se for como devo fazer... Grata

    ResponderExcluir
  80. Me chamo Francisca não gosto deste nome, gosto de Francesca, gostaria de mudar, ou seja, tirar o I e acrescentar o E, consigo tirar apenas uma vogal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vc conseguiu alterar o nome ? me dê um sinal tbm quero alterar o meu !

      Excluir
  81. Pelo que tenho visto mudar de nome não é tão simples! Hoje tenho 26 anos e já estou desistindo. Nenhum advogado pelo menos aqui no Rio de Janeiro se interessa por esses casos e ainda dizem que é muito difícil mesmo. Ai eu me pergunto se para fazer uma coisa simples como essa é tanta burocracia como seria coisas mais complicadas. Já pensei em mudar de nacionalidade. Daqui a pouco vou mudar de sexo que me parece ser mais fácil kkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  82. tenho meu primeiro nome e 1 sobrenome ,o do meu pai... gostaria de adicionar o sobrenome da minha mae no ultimo sobrenome ..so que na minha certidao costa o sobrenome que quero adicionar nos nomes dos meus avos maternos e nao no da minha mae,pois diz ela que quando foi casar (naquela epoca) tiraram o sobrenome dela e colocaram o do meu pai (o que eu tenho)
    Pergunta:Posso adicionar esse sobrenome ou trocar ???
    Onde devo ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu problema é igual ao seu,minha mae qundo se casou retirou o sobrenome dela e colocou o do meu pai,entao eu fui registrado com o sobrenome dele,na minha certidao consta o sobrenome somente dos meus avos maternos,sera que consigo mudar? se vc ja conseguiu me fale por email os procedimentos necessarios . Obrigado! ico.pereira@hotmail.com

      Excluir
  83. É o seguinte meu nome antonio tiago gostaria de tira o antonio ? É possivel

    ResponderExcluir
  84. É o seguinte meu nome antonio tiago gostaria de tira o antonio ? É possivel

    ResponderExcluir
  85. Ola quando nasci meu pai escolheu Esse nome horrivel que e mariia em homenagem a uma santa ... na epoca meus pais eram catolico mais eu creci e mudei de religiao e nao aredito nos santos e por centralizarem sempre que vao falar do meu nome dizem q e por causa da santa isso passou a me encomodar des dos 9 anos que eles fazem questao de falar pra todo mundo e hj com 14 conversei com meu pais que nao gostava do nome pela fato de ser homenagem a uma santa e eles concordarm em autorizar a minha mudaça de nome.. Estou me fazendo ser conhecida Por Mannuela (q segnifica serva de jesus) assim posso fazer a mudança ?? somente do segundo nome?? ou acrecentar ??

    ResponderExcluir
  86. Ola, meu marido ficou sabendo de uma filha, fez o teste deu positivo o nome dela e Juliana, e o nome da nossa filha tbm e Juliana ..... ele pode ter duas filhas com mesmo nome? Ele vai registrar ai ficara 2 Juliana com mesmo sobrenome? Isso não acarretera danos futuros?

    ResponderExcluir
  87. oi meu nome e gissely Hounsell da Silva minha filha tem 12 anos seu pai a registro como Sabrina Silva de Moraes como eu faço para por o Hounsell pois já encontrei outras

    ResponderExcluir
  88. por favor responder para gissely Hounsell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. quero trocar meu nome pq nao gosto dele, parece nome de homem e fico constrangida com isso, tenho vergonha ate d pronuncia-lo...gostaria de saber se tem como trocar meu nome....moro em natal RN

    ResponderExcluir
  90. meu e-mail e...mariahfidelis@outlook.com ...natal RN

    ResponderExcluir
  91. Oi meu nome é natal e sofro diversas piadas de mau gosto, já pensei em se matar....gostaria de mudar para"leandro", mas não tenho condição para pagar , como fasso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arrume um emprego, guarde $$ para pagar o processo,
      Faça isso logo, pois vc não imagina como sua vida vai mudar quando conseguir ser chamado por um nome comum!
      Eu mudei o meu, me chamava Florentina...imagine o meu sofrimento quando aquele nojento do tiririca fez a música...todo mundo ria de mim, parei de estudar e sair, para não ter que dizer meu nome para pessoas novas. Eu tinha 22 anos, foi horrível!
      Eu guardei $$, paguei o advogado e não foi tão caro e hoje sou uma mulher muito feliz, com nome normal . Nunca é tarde para mudarmos aquilo que nos incomoda! boa sorte!!!

      Excluir
  92. Tenho nome composto e não gosto do meu primeiro nome, sempre tive vontade de tirá-lo e ficar com apenas um! Completei 18 anos! O que posso fazer pra me livrar logo disso?

    ResponderExcluir
  93. Oi tenho o mesmo nome de meu pai e meu pai tem um historico que desepciona a familia e sofro muito com isso porque sou filho dele e tenho nome igual mas as pessoas dizem que sou igual e me julgam pelo meu nome nao porque me conhecem sera que posso trocar de nome pois nunca gostei desse nome as vezes pensava que se eu me distanciase dele tudo mudaria mas essa ma fama dele me persegue por onde eu ando.

    ResponderExcluir
  94. Oi, quero uma orientação como proceder diante de uma mudança total de nome ou de uma silíba, ex: Maria para Marya , com a minha idade de 53 anos? e se este serviço é pago. grata.

    ResponderExcluir
  95. oi eu coloquei o nome da minha filha de de ysabella com y e me arrependi muito acho que ela vai sofre com preconseito queria tira o y e coloca o i sera que eu consigo

    ResponderExcluir
  96. Olá!

    Meu nome foi escolhido por meus padrinhos. Não gosto do meu nome, e me sinto constrangida toda vez q alguém pergunta como me chama?! Hj tenho 26 anos..e meu maior sonho é conseguir tocar o nome. Preciso de mais orientação..sobre como prosseguir para que seja feito essa mudança do nome?

    O que vcs acham desse nome GERLÂNDIA? Espero a opinião de todos

    ResponderExcluir
  97. eu posso muda minha cidade natal e que eu creci em sp eu posso mudar no rg e por sao paulo como minha cidade natal ?

    ResponderExcluir
  98. Gostaria de mudar meu nome porque nao gosto acho muito comprido e nao gosto de nome diminutivo. meu nome é maria teresinha e gostaria de mudar maria theresa, é possível?

    ResponderExcluir
  99. Gostaria de mudar o sobrenome da minha filha que tem 1 ano e meio por questões familiares, hoje ela carrega o da minha esposa e gostaria de substituir pelo meu, é possível?

    ResponderExcluir
  100. Olla! tenho 17anos meu nome é Marciana e queria trocar para Marciane, pois a minha vida e a minha felicidade principalmente depende disso sempre sofri preconceito na escola, mais isso é o que menos importa pra mim,tenho motivos bem mais importantes pra querer essa mudança. Por favor sera que alguem pode me ajudar me dar alguma dica de como fazer isso sem os meus pais e familiares saberem pelo menos por enquanto :-( .. Se alguem puder me ajudar entre em contato comigo por e-mail: leticiafreitas197@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  101. Oi tenho PERIGOSO como sobrenome um apelido dado a meu avó e meu pai colocou como sobrenome nos filhos. Esse sobrenome me incomoda e me causa muitos constrangimentos,pois o meu primeiro nome também é diferente e não gosto, posso mudar ou acrescentar o sobrenome materno?

    ResponderExcluir
  102. Bom dia , meu filho tem apenas o sobrenome do pai ele gostaria de acrescentar o meu, já que o pai é falecido, ele esta com 18 anos, faz 19 agora em fevereiro... é possível?????

    ResponderExcluir
  103. Gostaria de mudar de nome pois sofri muito na escola e até hoje sofro com esse nome horrível sou mulher meu nome é masculino como faço me ajudem queria apenasm nome feminino.alguem ja conseguiu mudar de nome? Pra quem Ta fora é simples só quem sofre que sabe o quanto é triste você Ta em um lugar e ouvi sempre piadinhas.

    ResponderExcluir
  104. Olá gostaria de mudar apenas uma letra do meu nome no caso de Jonaina para Janaina como faço?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde! Mudei meu sobrenome quando casei, retirei um sobrenome e acrescentei o dele e agora desejo mudá-lo novamente, acrescentar o sobrenome que retirei.Posso fazer isso? Me ajude por favor é uma questão urgente!

    ResponderExcluir
  106. Para dar inicio ao processo para mudar de nome tenho que dirigir ao cartorio na cidade onde nasci e fui registrado ou pode ser em outro cartorio no estado onde moro atualmente?

    ResponderExcluir
  107. ola,eu gostaria de saber se é possível acrescentar um nome na certidão do meu bebe que hoje tem 5 anos ele deveria se chamar thiago david guimarães lucena só que o pai trocou e acabou ficando edielson lucena de sousa guimarães como vê o sobrenome ficou errado e para completar meu filho só atende pelo nome de thiago ele não conhece o outro nome e esta chegando o período escolar e temo por ele se confundir a unica coisa que quero e corrigir o sobrenome e acrescentar o nome thiago por favor se possível me mandem a resposta pelo meu email r.sousa30@bol.com.br

    ResponderExcluir
  108. Olá,gostaria de mudar o nome do meu bebe pois meu marido foi resgistrar ele e colocou o nome do pai dele no meu filho que se chamava arlindo e o bebe iria chamar luiz felipe mas ele ensistiu tanto que acabei falando pra ele que entao colocar felipe arlindo estava td certo essa semana tive o bebe e ele foi resgistrar sozinho e colocou o primeiro nome arlindo eu fiquei muito triste pois nao queria esse nome e estou aibda so de me lembra eu chora pois queria felipe o primeiro nome dele me ajuda por favor.obrigada

    ResponderExcluir
  109. Como faço para colocar o meu sobrenome, na minha filha adotiva, que crio desde os 9 meses de idade, e que hoje se encontra com 24 anos de idade? FERNANDO MALTA. fernanddomalta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. meu nome é EVERTON EDUARDO DOS SANTOS, mas minha mãe conseguiu com que meu pai tambem me registrasse, o problema é que ao retirar o novo registro de nascimento, no meu novo sobrenome faltou uma letra o segundo "F" de SEFFRIN que no meu registro é só SEFRIN, pra ajudar só notei esse erro quando fiz a regularização do CPF onde foi adicionado meu 2° sobrenome "sefrin",...o que eu faço???

    ResponderExcluir
  111. ola meu no me é NILCIARIA MARIA DA SILVA CAMPOS mas todos me chamam de NINA VALENÇA (Valença) é sobrenome da mina avó será que eu posso mudar meu nome o sobrenome para NINA VALENÇA ao invés de NILCIARIA MARIA,assim ficaria Nina Valença da Silva Campos,é que meu avô na época não deixou minha avó colocar o Valença na minha mãe então de todos minha mãe e meus irmão somos os únicos que não temos Valença me sinto como se não fizesse parte da família.
    tenho 21 anos não sou casada mais já tenho 1 filho se eu conseguir mudar meu sobrenome posso mudar o sobrenome dele também.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  112. gostaria de saber se tem como tirar apenas o acento do meu nome? O processo é demorado e sai caro?

    ResponderExcluir
  113. Queria trocar meu nome depois do meu sobrenome queria colocar o que minha familia inteira tem meus colegas me zoa desde pequeno ate poucos dias atras faltei de escola e fizeram a chamada minha amiga me disse que todo mundo da sala riu por causa do meu nome e eu to assinando sem esse nome tem algum problema e estou colocando o que e usado na minha familia

    ResponderExcluir
  114. Bom dia
    Tenho 23 anos e gostaria muito de trocar meu nome. Ainda é possível ? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  115. que um maravilhoso mundo em que vivemos , eu ainda duvido que este lançador de magias como ele fez isso !
    Minha boca está cheia de testemunhos , estou abençoando meu marido deixou a casa por dois anos à África do Sul para um turista , ele quis dizer uma prostituta e ele foi enfeitiçar pela menina meu marido se recusa a voltar para casa de novo, eu choro dia e noite à procura para quem me ajudar , eu li um jornal de notícias sobre um poderoso lançador de magias chamado Dr. Okojie e eu em contato com o lançador de magias para me ajudar a conseguir meu amor de volta para mim e ele me pedir para não se preocupar com isso que os deuses que lutam por mim .. ele me disse que em meados de noite, quando todo o espírito está em repouso , ele vai lançar um feitiço para se reunir meu amor de volta para mim. e ele fez em menos de 3 dias o meu marido voltou para mim e começou a chorar que eu deveria para perdoá-lo , eu , estou tão feliz por que este lançador de magias fez por
    eu e meu marido .. contato em seu drokojiehealinghome@gmail.com e-mail é o melhor lançador de magias em todo o mundo selvagem. ele está specialiesed na resolução de outros problemas , incluindo os seguintes :
    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no Drokojiehealinghome@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  116. Eu gostaria de retirar o meu primeiro nome porque ele me incomoda grandemente e eu sinto muita vergonha dele, tanto é que só uso o segundo porque o primeiro me faz mal e eu soube que um advogado do Estado não pode pegar minha causa e eu teria de pagar um advogado privado caso eu quisesse entrar com uma ação desse tipo na Justiça.Já fiz diversos tratamentos psicológicos e psiquátricos à base de remédios e terapias pra superar isso e nenhum surtiu efeito. Foi daí que alguns dos profissionais que eu frequentei me indicaram procurar a lei pra resolver esse problema porque meu caso era uma causa jurídica, não tratamento psiquiátrico para aliviar minha tensão. Eu ouvi os conselhos deles e resolvi procurar a ajuda do Direito Para me esclarecer as principais dúvidas. Minhas perguntas são:
    a) quanto, em média, eu teria de pagar para que meu caso fosse apreciado pelo Poder Judiciário?
    b) Eu sou inscrita no programa de financiamento estudantil FIES e gostaria que me esclarecessem se isso traria complicações ao meu cadastro, uma vez que me inscrevi lá com um nome e eu retirá-lo;
    c) Caso um juiz não aceitasse de primeira a minha causa, caberia um recurso?
    d) Pode já da primeira vez minha causa transitar em julgado sem precedentes, sem mesmo eu poder recorrer?
    f) Mesmo se coube decadência desse direito de alteração do meu nome civil pela minha inércia no lapso temporal de 1 ano decorrida minha maioridade, tenho alguma chance de obter sucesso em uma ação dessa demonstrando à Justiça que meu nome me faz mal?

    Gostaria também de saber se um laudo psicológico\psiquiátrico poderiam me ajudar a trazer a Justiça ao meu favor se provado pelo laudo médico o pânico e o constrangimento que meu nome me causa, mesmo sem motivos aparentes por isso e mesmo sem ser um nome constrangedor e que me expõe ao ridículo. Muito obrigada pela atenção desde já.
    Obs.: Meu primeiro nome é Josiane e meu segundo nome é Maria, eu quero excluir o primeiro e deixar só o Maria, passando a me chamar Maria Artoni Conrado apenas.
    Meu e-mail: jmari90artoni@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. ola ganhei neném a 7 dias porém queria que o nome da minha filha fosse Bianca Isabelly só que devido ao calor do momento meu marido nervoso com o nascimento da nossa filha registrou ela com o nome de Bianca Elizabeth e fiquei muito chateada quando soube e o pior não é nem isso é que quando falo o nome dela para outras pessoas elas riem do nome da minha filha e ainda falam que esse nome não tem nada a ver ou não combina, estou chateada de ouvir esses comentários, será que consigo trocar o nome dela por Isabelly??

    ResponderExcluir
  118. gostaria de mudar o primeiro nome do meu filho,e possivel so com minha assinatura.

    ResponderExcluir
  119. Gostaria de mudar meu nome pois e um nome e se pronuncia de maneira diferente me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  120. Gostaria de mudar meu nome pois e um nome e se pronuncia de maneira diferente me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  121. Henrique Lemos da Hora1 de março de 2014 às 11:15

    Olá. Primeiramente quero dizer que também sempre sofri tudo o que relataram nos comentários acima e, só quem passa por tais constrangimentos é quem sabem. Me refiro aos casos sérios e, não apenas por questão estética de nome. Tenho 33 anos e há exatos 5 (cinco) anos dei entrada na defensoria do município onde moro e, só agora, no final de fevereiro de 2014 com a entrada de um novo juiz é que tive meu pedido aceito. Vou alterar meu prenome/ primeiro nome. Confesso que já nem acreditava mais ter meu pedido atendido é já estava por desistir. Mas quando tive a resposta inesperada após 5 anos fiquei muito feliz. Não tenho filhos ainda mas penso que é como tivesse nascido meu filho! Estou para ir ao cartório tirar meu novo registro civil para então tirar os outros documentos. vou ter um pouco de trabalho pois possuo nível superior e vai envolver outras coisas como 2ª via de diploma, documentos de carro, enfim, vai me dar trabalho mas não tenho a menor dúvida que tudo vai valer a pena!!
    Escrevo esse meu relato no sentido de incentivar SIM, quem se sente constrangido com seu nome. Vão à luta e, não desanimem!! O meu processo demorou muito mas penso que isso depende muito da comarca local. E, por último pra se realizar um sonho não tem idade. Exemplo disso é qnd vemos pessoas idosas se formando em algum curso...
    Vamos lutar pela dignidade de ter um nome comum, de poder nos apresentar seja para ou mil pessoas numa sala, etc. sem vergonha pois quem sabe assim mobilizemos as autoridades e esse processo passe a ser menos burocrático.

    Obs: O nome que assino é o qual terei de agora em diante.

    ResponderExcluir
  122. tenho dois nome mas o primeiro não gosto de jeito nenhum estou a quase 10 anos sem ir no médico trabalho para mim p , quase não compro na cidade no crediario e quando vejo alguem conhecido no comercio que vai ler meu primeiro nome eu nem entro . Meus documentos estão velhos e ainda não tirei outro por causa do bendito nome o que faço ?

    ResponderExcluir
  123. Oi meu nome é gilvane mas sou uma mulher,sofro muito com esse nome gtaria q fosse geovana todos me suao falando q tenho nome de homem me ajudem posso mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim .E só procurar um advogado e modificarão o seu nome sim .Boa sorte

      Excluir
  124. Olá.
    Venho por meio desta mensagem, pedir um esclarecimento do que relatarei a seguir .
    Sou filha adotiva e muito feliz com os meus pais atuais,eles são casados, fui criada pelos meus padrinhos de batismo desde os meus 2 anos de idade e ainda moro com eles, conheci os meus pais biológicos,que são separados hoje, mas nunca moraram próximo de mim, com os anos tive mais contato com minha mãe biológica ,mas com intervalos de meses, anos, é raro até hoje vê-la, algumas vezes tenho notícias por telefone.
    Hoje me encontro com 17 anos, mas falta poucos meses para minha maioridade.
    O objetivo desde assunto, que venho a pedir esclarecimentos , e deixo bem claro, "não é por interesse de nenhum bem material, de ambas as pessoas que me criaram até hoje ", mas sim por um sentimento, pelo afeto que envolve toda essa trajetória na minha vida até hoje, pela boa criação que eu tive até hoje. Então! " Gostaria de saber se a partir da minha maior idade, posso ser legalmente responsável por escolher modificar todos os meus documentos, se a lei permitir , e se possível passar os sobrenomes dos meus padrinhos em cartório ,como meus pais legítimos ? ' .
    Com um porém, um de meus padrinhos não é a favor dessa mudança." É possível se a lei for a meu favor , e haver a possibilidade da mudança dos sobrenomes , poderia um só deles passar o sobrenome para mim ? " .

    Agradeço desde já .
    Ass:Elaine .

    ResponderExcluir
  125. Oi... Tudo bem? Gostaria de saber se tem como eu tirar o sobrenome Aparecida da minha filha de 1 ano e 4 meses, porque pensei melhor e agora não estou satisfeita com esse sobrenome e me arrependi!

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde!
    Me casei e gostaria de incluir meu sobrenome nos filhos do meu marido. Li que isso é possível. É uma vontade deles e do pai (já que no casamento meu marido incluiu meu sobrenome ao dele). A mãe dos garotos não esta de acordo. Mas temos a guarda das crianças. Posso entrar com processo mesmo sem a autorização dela? Aonde devo ir pra conseguir a mudança?

    ResponderExcluir
  127. Oi me chamo Roneide tenho 20 anos nasci no estado do Piauí e moro atualmente em são paulo, mas sofro muito por causa do meu nome as pessoas riem de mim, eu gostaria de mudar e queria saber se tenho que ir no cartório que fez meu registro ou se posso ir em outra cartório?

    ResponderExcluir
  128. Meu filho recebeu o mesmo nome do pai e do avô, ou seja, é fulano blá blá blá Neto. Além de motivos pessoais pra não gostar disso, é um nome difícil, que ninguém entende, ele não tem nem 1 ano e já me cansei de soletrar e mesmo assim ainda ouvir um "o quê?". Fora que não tem meu sobrenome. Eu poderia alterar?

    ResponderExcluir
  129. Eu vou casar e vou usar o sobrenome do meu marido mas quero tirar o meu sobrenome de solteira,mas lá no cartorio ela disse que não posso tirar meu sobrenome eu só tenho que acrescentar o dele mas ficou enorme é assim mesmo como disse o cartorio?

    ResponderExcluir
  130. ola meu nome e raimunda lucia sofro muito comesse nome muita piadas horriveveis gostari de tirar raimunda e ficar somente lucia ja fui no advogado mais ele quer 3000 mil reais eu nao tenho condiçoes pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  131. Olá! meu é nome Alberto gostaria de muda para Albert em inglês é só retira letra o, pode ser?

    ResponderExcluir
  132. Olá tenho 23 anos e meu nome é Dhealuana, odeio esse nome, uma porque todos falam errado e cada trabalho que eu arrumo decidem me chamar de alguma coisa simplesmente porque é mais fácil.
    Desde pequena todos me chamam de Aninha por que? Não sei, mas gostaria muito de mudar meu nome para Ana. Será que é possível? O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  133. olá, tenho 22 anos e desde criança sou conhecido e chamado por todos, parente, amigos e etc. por um nome. nome esse que no dia do registro o fórum não aceitou! e hoje eu vejo gente com esse nome.
    e gostaria de mudar pois sou conhecido por ele, será se consigo mudar?e quais os procedimentos ?

    ResponderExcluir
  134. que um maravilhoso mundo em que vivemos , eu ainda duvido que este lançador de magias como ele fez isso !
    Minha boca está cheia de testemunhos , Am alina meu marido deixou a casa por dois anos à África do Sul para um turista , ele quis dizer uma prostituta e ele foi enfeitiçar pela menina meu marido se recusa a voltar para casa de novo, eu choro dia e noite à procura para quem me ajudar , eu li um jornal de notícias sobre um poderoso lançador de magias chamado Dr. Okojie e eu em contato com o lançador de magias para me ajudar a conseguir meu amor de volta para mim e ele me pedir para não se preocupar com isso que os deuses que lutam por mim .. ele me disse que em meados de noite, quando todo o espírito está em repouso , ele vai lançar um feitiço para se reunir meu amor de volta para mim. e ele fez em menos de 3 dias o meu marido voltou para mim e começou a chorar que eu deveria para perdoá-lo , eu , estou tão feliz por que este lançador de magias fez por
    eu e meu marido .. contato em seu drokojiehealinghome@gmail.com e-mail é o melhor lançador de magias em todo o mundo selvagem. ele está specialiesed na resolução de outros problemas , incluindo os seguintes :
    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no Drokojiehealinghome@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  135. olá me chamo clodisvan e sou constrangido aonde chego me chamam de clodoviu de viado e gostaria de mudar meu nome só que ja tenho trinta e seis (36) e estou desempregado não tenho dinheiro pra pagar advogado me ajudem . meu email é clodisvanlima@gmail.com

    ResponderExcluir
  136. olà,gostrai de saber como faço para refazerem a certidao de nascimento da minha filha,ela é uma Italo-brsileira e aqui na Italia a pessoa do comuni(cartorio) desconhecia a informaçao que era de meu direto minha filha ter os dois sobrenomes da mae e do mae ..ou seja a cretina colocou o sobrenome apenas do pai na lei Italia sem considerar que minha filha nao era filha de ambos italianos, e sim de Italiano com Brasileira ...Dai a surpresa quando fui ao consulado brasileiro que tenho que procurar no Brasil um Advogado para dar entrando no pedido de um processo para somente um juiz incluir meu sobrenome no nome da minha filha !Pois nada me deixou mais aborrecida que olhar a certidao e nao conter no sobrenome dela o de sua mae !!Triste pra mae gerar 9 meses e um estupido paes tirar seu direto..ou seja um pais nao uma pessoa que nao quis se dar o trabalho de procurar se informar sobre o assunto desconhecido a ela ..agora eu nao sei como fazer nao estou no BRasil e preciso de ajuda como devo proceder...e solicitar um advogado que possa fazer gratuito isso para mim , estou desempregado no momento e conto com sua orientaçao !! obrigado ate mais

    ResponderExcluir
  137. Boa Noite, tenho muitos homônimos, já fui prejudicada por ter pessoas com o mesmo nome que eu, quero manter meu sobrenome se possível incluir mais um, para ficar com o nome igual ao das minhas duas irmãs, não gosto do meu segundo nome é Aparecida demais para mim. Gostaria de saber se posso pedir a exclusão do Aparecida? Vou me casar, será que consigo essa mudança com a certidão de casamento?

    ResponderExcluir
  138. Me chamo railander e queria trocar o i pelo y como faço para conseguir se possível?

    ResponderExcluir
  139. meu nome que esta registrado é vanderlandia,mas mim chamam por um apelido que mim deixa constrangida toda vez que outras pessoas ouvem mim chamando cm esse apelido ficam rindo e eu mim sinto constrangida,ridicularizada pq fazem xacota da minha cara,as vezes e isso esta mim deixando louca pq mim encomoda e muito chato....
    o que eu faço?

    ResponderExcluir
  140. Se eu tiver servindo o exercito eu posso mudar meu nome?

    ResponderExcluir
  141. Eu estive no inferno e dor, à procura de um bom e verdadeiro lançador de magias
    quem pode me ajudar a conseguir meu marido back.I ter sido enganado tantas vezes, por
    alguns que alegou ser feitiço verdadeiro casters.until eu encontrei o verdadeiro e grande
    soletrar rodízio DR Ogudu que me ajudou, e resolveu todos os meus problemas
    sobre o meu namorado que me deixou desde oito meses ago.and depois que eu
    também levou meu amigo junto, que também estava tendo o mesmo problema sobre
    seu marido, que a deixou desde há cinco meses, eo problema também foi
    resolvido pelo mesmo DR Ogudu. "Você não pode ver! da magia real e grande
    rodízio está aqui, tudo o que você precisa fazer agora é entrar em contato com este mesmo endereço
    sempre que estiver em qualquer problema
    relacionada a soletrar casting.It me deu um longo período de tempo, antes de eu
    poderia começar esta mágica real e grande caster.So agora "
    DROGUDUHEALINGHOME@GMAIL.COM "é aqui, eo melhor para você resolver todos os seus
    problemas .......
    "DROGUDUHEALINGHOME@GMAIL.COM"

    ResponderExcluir
  142. oie nunka gostei do meu nome desde de crianca sofri muito buling,meu nome e maria raimunda odeio esse nome,demora muito a mudança de nome.

    ResponderExcluir
  143. Olá! Boa noite! Moro na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia. Tenho 23 anos de idade. Meu nome é Valdeci Magalhães Lima, nome este que é exatamante igual ao de um tio meu, irmão de meu pai... Assim sendo, disse-me recentemente um oficial de justiça que o meu nome está "juridicamente errado", motivo pelo qual devo modificá-lo. Diante desse quadro, gostaria de saber se seria possível deixá-lo "VALDECI MAGALHÃES SOBRINHO" e se isso me seria demasiadamente oneroso. Agradeço desde já e aguardo resposta. Grato!

    ResponderExcluir
  144. Oi gostaria de saber se posso acrescentar o sobrenome "Schneider" no meu registro não qro tirar os outros apenas acrescentar esse pois todos me conhecem com esse sobrenome mas ele não faz parte do sobrenome da minha família tenho 20 anos e completo 21 em outubro o que devo fazer? . Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  145. apos mudar o nome, como faço para mudar todos os documentos? Sou eu quem devo correr atras disso ou é a defensoria publica quem agiliza sobre isso?

    ResponderExcluir
  146. Bom.. Há alguns dias completei 18 anos, meu nome não é uma calamidade, como o de muitos casos acima, entretanto, não gosto do mesmo, herdei-o de minha avó que insistiu para ser colocado o mesmo, mas sofri com diversos apelidos , abusivos e constrangedores , nos quais não aguento mais leva-los , toda vez que há chamadas em cursos ou mediante mesmo aos ensinos , médio, e fundamental, levei apelidos, chacotas , por ter este nome, repito que sinto-me incomodada e gostaria de trocá-lo, vi que o direito é público e reconhecido exceto nos casos de alguns cartórios, bom soube que no caso da alteração dos nomes obviamente teria de haver a mudança de todos os demais documentos, e que ambos tem taxas para esta mudança, quero saber se ao entrar com a causa, na justiça, juntamente ao defensor público, se poderia neste , por falta de dinheiro, recorrer a ter estes documentos sem necessárias taxas, seria possível ? meu nome é um nome de avó MESMO... ele é Irene, apesar de alguns gostarem do mesmo, e desgosto deste , ser chamada de vovó, veinha, SIRENE !!?? poxa .. incomoda muito, quanto as testemunhas posso sim arrumá-las , tenho inclusive uma colega da quinta série que estudei que poderia testemunhar vendo o arraso público sofrido por mim nestes tempos, onde iniciaram-se com mais frequência em minha vida, não fui a um cartório ainda, pois tenho pensado que talvez devesse ir diretamente na justiça, aah! e as testemunhas são o suficiente para comprovar que não passo bem diante deste nome ? de que mais preciso? vi aquela lista do que é necessário para alterações diante da justiça , e tem muitos documentos que não sei o que são, ou como consegui-los e então , me socorre?? kkkkkk' preciso urgente desta mudança, não aguento mas carregar um nome que me fere tanto. Agradeço por sua atenção

    ResponderExcluir
  147. eu queria tira o nome dos meus pais de sangue pra colocar o nome dos meus pais adotivos tem como fazer isso?
    e o quer eu preciso pra consegui mudar?

    ResponderExcluir
  148. Meu nome é Maria Teresa Ferreira Virgolino, eu sou filha adotada passei por várias coisas ruins e já tenho 18 anos, meus pais conseguiram um advogado , porém ele me disse q seria fácil colocar o sobrenome dos meus pais mas talves o juiz não queira mudar meu nome por completo.. Eu quero mudar meu nome e sobrenome .. esse meu nome ninguém me chama por ele.. me chamam por outro nome que gosto.
    No meu caso vai ser difícil mudar meu nome por completo?

    ResponderExcluir
  149. tenho 53 anos e desde que me conheço por gente tenho vontade de trocar meu nome ainda mais depois de alguns fatos envolvendo o meu nome me chamo Antonio Henrique da silva e gostaria de me chamar Henrique Lombarde Silva pois Lombarde era o sobrenome de minha mae quando solteira gostaria de saber se tenho condiçoes de trocalo ou so posso incluir o Lombarde uma vez que sou conhecido no meu ramo profissional como Lombarde

    ResponderExcluir
  150. quero tirar o segundo nome de meu filho de 4 anos,pois coloquei em homenagem o nome de meu irmão falecido,Achava que o primeiro nome iria prevalecer pois alguns chamam pelo segundo nome,descobri que o segundo nome do falecido meu irmão encómoda um pouco meus familiares e eu sempre que ouço o nome não consigo ficar sem pensar no meu falecido irmão, acabo ficando angustiado achando que iria superar isto.me ajudem obrigado!!!

    ResponderExcluir
  151. Meu nome e warleson ninguem me chama pelo meu nome nem mesmo meeu pai que colocou esse nome hororoso ja me chamaram de varleson warleison alison warley arlisson ... e tbm na certidao meu nome termina com m de maria e no rg n de navio quero saber se posso alterar meu nome

    ResponderExcluir
  152. Olá! Eu sou uma pessoa do sexo masculino, mas quando nasci minha mãe me deu um nome feminino e hoje sofro muito com isso. Sou menor de idade - 16 anos, e queria saber se posso trocar de nome ainda menor de idade. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  153. Olá tenho 17 anos,e meu ultimo sobre nome me traz vergonha,é motivo de piada na escola,gostaria de saber se posso apaga-lo e deixar apenas Giovanni Ribeiro,obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  154. Olá Boa noite.
    Tenho 26 anos e algum tempo tenho interesse não em mudar meu nome, mas sim em mudar ou adicionar um sobrenome com o intuito de iniciar uma família de novo sobrenome, posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  155. Boa noite !
    Meu nome é Lucimar e gostaria de me chamar Lucimara, pq conheço homens que tem o mesmo nome que o meu...Será possivel, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  156. Boa noite. Sou homem de 30 anos e gostaria de mudar meu primeiro nome.
    Desde os 19 anos sofro por causa de um apelido derivado do meu nome. O apelido é extremamente gay e fácil de aprender pois possui apenas duas silabas iguais. Sempre que alguém me chama desse apelido rapidamente todo o grupo passa a me chamar assim, é como uma doença que se espalha, não importa o quanto eu peça para pararem.
    Antes eu acreditava que um dia encontraria um grupo de pessoas que não viciasse nesse apelido. Mas depois desses 11 anos já perdi minhas esperanças e entendo que os apelidos de duas silabas iguais viciam as pessoas. Para me livrar desse apelido não devo fazer amizades em ambiente que necessite saber meu nome verdadeiro, faculdade, ambiente de trabalho, etc. Mesmo com todas minhas precauções para que as pessoas não saibam meu nome, de alguma forma o apelido vaza na sociedade e eu sou obrigado a reciclar muitos dos meus amigos novamente. A primeira vez que percebi o quanto esse apelido é prejudicial, foi quando uma mulher me disse: "Eu não sabia que você gostava de mulher!"
    Além disso meu nome é muito raro. Assim fica difícil.

    ResponderExcluir
  157. Eu possuo nome e sobre nome estrangeiros, mas volta e meia fazem piadas e sempre que vou em algum lugar preciso apresentar meu RG para que escrevam meu nome e sobre nome correto. Queria traduzir o nome e o sobre nome para o português. Como faço, por favor?

    ResponderExcluir
  158. Ola, quero acrescentar um sobrenome ao meu nome. Sou Juliana Belchior e quero acrescentar Fox, assim Juliana Belchior Fox. Alguém me pode informar quanto custa por acrescentar Fox ao meu nome?

    ResponderExcluir
  159. oi eu queria adicionar mais um nome é possivel? eu gostaria de me chamar bruna jaqueline uma escolha tbm de minha mae mas meu pai sempre foi conttra entao me chamo so bruna mas se eu quiser mudar eu posso?

    ResponderExcluir
  160. - Gostaria de trocar o meu primeiro nome, de Ismael para Leonardo. Todos me conhecem porLéo, quando descobrem o meu verdadeiro nomeb fazem piadas, brincadeiras maldosas e trocadilhos constantes. Não aguento mais. Sou maior de idade o que eu faço mudar este maldito nome???

    ResponderExcluir
  161. Bom dia, gostaria de saber se há como alterar o mês de nascimento na certidão de nascimento e na identidade, não há erro nenhum na minha data de nascimento só gostaria de poder alterar o mês que nasci? Sou de janeiro de 1993 mas gostaria de alterar o meu mês de nascimento para dezembro por motivos pessoais e como homenagem ao mês de dezembro por ser especial na minha opinião, não quero alterar minha idade muito menos o ano que nasci quero continuar sendo de 1993 e a data do meu aniversario não quero mudar a unica coisa que quero mudar é o mês de nascimento meu. É possível esta alteração?
    Quero agradecer a criação deste blog pois possibilita a sanar duvidas pertinentes a assuntos que teríamos que pagar somente pela resposta se procurássemos um advogado, o blog esta de parabéns espero que continue assim.

    Aguardo contato.

    ResponderExcluir